Skip to main content

Não é engraçado que os ursos gostem de mel?

 ursos na natureza

Zarbee’s® sabe como o mel é importante para os seres humanos, tanto pelo seu sabor delicioso, como pelos seus muitos benefícios para a saúde.

Para além de utilizarmos este ingrediente tão apreciado em todos os nossos produtos, também somos fascinados pelo amor dos ursos pelo mel.

Ao longo dos anos, os meios de comunicação social populares tornaram os ursos quase sinónimos de mel - nós próprios contribuímos para isso com o nosso anúncio televisivo que conta a história de um pai e uma filha ursos que desfrutam do tempo juntos!

Mas quanto disso é realmente verdade? Haverá alguma razão para os ursos gostarem tanto de mel? Os ursos adoram comer mel? Ou será um mito popularizado por um certo urso amarelo com uma barriga que ronca?

Vamos esclarecer porque é que se diz que os ursos gostam tanto de mel como nós. Vamos analisar como é que o mel é feito e porque é que as abelhas o fazem.

Porque é que as abelhas produzem mel?

O mel provém geralmente do néctar, que é sugado pelas abelhas quando estas se deslocam de flor em flor. No estômago especial da abelha para o mel, conhecido como papo, as enzimas iniciam o processo de decomposição dos açúcares do néctar.

Quando regressam à colmeia, o mel é passado de abelha para abelha antes de ser armazenado nos favos. Aqui, é abanado pelas asas das abelhas, provocando a evaporação que o transforma em mel espesso e pegajoso.

A razão pela qual o mel é importante para as abelhas é que assegura que a colmeia tem alimento suficiente para os meses de inverno, quando há menos flores e o néctar não é tão abundante.

Os ursos gostam realmente de mel?

Em suma, sim. Nem todos os ursos gostam de mel, mas aqueles que têm acesso a colmeias geralmente adoram comê-lo.

Em algumas partes do mundo, os ursos são considerados um dos maiores males dos apicultores, pois são uma das principais pragas que atacam regularmente os apiários.

Os ursos do sol, que se encontram em países da Ásia oriental, são mesmo apelidados de “ursos de mel” devido ao seu apetite insaciável por mel e às suas línguas extremamente longas que lhes permitem extrair o mel das colmeias. No entanto, pensa-se que, em geral, os ursos pretos e castanhos são os que comem mais.

O elevado teor de açúcar do mel torna-o ótimo para dar aos ursos a energia de que necessitam, especialmente durante a estação seca - o período depois de acordarem da hibernação de inverno.

Durante este período, os ursos precisam de consumir aproximadamente 20 000 calorias por dia para recuperarem as suas reservas habituais de gordura e energia.

Ao contrário de muitos outros animais carnívoros, os ursos também têm recetores de doçura nas suas papilas gustativas, pelo que também podem adorar o sabor!

Não é só o mel

Consumido isoladamente, o mel fornece aos ursos uma parte das calorias de que necessitam, bem como açúcar e algumas vitaminas e minerais.

Mas também gostam de comer a colmeia, o favo de mel, as abelhas e as larvas. De facto, há quem sugira que os ursos comem mel, mas o que eles procuram são as próprias abelhas, devido ao seu elevado teor de gordura e proteína.

Quando o urso invade a colmeia, o seu pelo é geralmente suficientemente espesso para dificultar a picada das abelhas.

Exceto à volta do focinho e dos olhos, que se tornam o alvo das abelhas furiosas. Mas parece que o risco de uma picada de abelha vale a pena para deitarem as patas a uma comida saborosa.

Em suma, pensamos que é seguro dizer que os ursos gostam de mel, embora a história possa ser mais complexa do que parece à primeira vista.

V01 Zarbee's® Xarope Tosse e Garganta. Dispositivo médico. Xarope para o tratamento da tosse e da garganta irritada. Não tomar se < 2 anos e se for alérgico, intolerante ou hipersensível a qualquer componente. Consulte um médico antes de utilizar se estiver grávida ou a amamentar. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções antes de utilizar. Zarbees® Garganta & Extra Imunidade, sabor original, pastilhas e Zarbees® Garganta & Extra Imunidade, sabor mel e limão, pastilhas, são suplementos alimentares. A vitamina C e o zinco contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável. JNTL Consumer Health (Portugal) Lda.